A África do Sul como você nunca viu antes

Explore Novos Caminhos...

Aventure-se no Safari

Do jeito, no tempo e como você quiser!

Atrações

:: JOHANNESBURG

Também apelidada de Egoli (em inglês, "place of gold", ou seja, terra do ouro), é a capital da província. Montes de terra retirados de minas permanecem na cidade como símbolo de seu rico passado, enquanto a moderna arquitetura se ergue lado a lado com exemplos do século XIX. Arranha-céus reluzentes contrastam com típicos bazares indianos e lojas africanas "muti", onde curandeiros fazem as vezes de médicos. As agitadas ruas reverberam as vozes de vendedores ambulantes de frutas. Essa cidade é resultado de uma mistura emocionante de etnia, de arte ocidental e de atividades culturais, refletida em seus teatros e arenas ao ar livre, e por toda parte.

:: SOWETO

Soweto se localiza no sul de Johannesburg. Essa cidade foi criada para segregar povos negros durante o apartheid. A luta contra a segregação racial tem sua origem em Soweto. Seu nome é uma abreviatura criada no período do apartheid: a partir das palavras em inglês "south western township" [municipalidade do sudoeste.

Estima-se que Soweto seja atualmente habitada por mais de dois milhões de pessoas, com casas que vão desde luxuosas mansões até barracos improvisados, os "makeshift shacks". Soweto é uma cidade de negócios e de empreendimentos, e também de interação cultural. É um destino turístico popular, destacando-se Kliptown — onde a Freedom Charter [Carta da Liberdade] foi esboçada e redigida —, o refúgio e lar do ex-presidente Nelson Mandela, o Memorial Hector Petersen, além de restaurantes e shopping malls. A cidade possui ainda um dos maiores hospitais do continente africano, além da única clínica africana particular.

:: PRETÓRIA/TSHWANE

A cerca de 50 quilômetros ao norte de Johannesburg está a cidade de Pretória (Tshwane), localizada na City of Tshwane Metropolitan Municipality — um agrupamento de municipalidades da área metropolitana e de conselhos reunidos em dezembro de 2002. Na condição da capital administrativa da República, Pretória (Tshwane) é dominada por repartições públicas e pelo corpo diplomático, com representantes estrangeiros de praticamente todo o mundo. Tshwane (que significa "todos somos iguais") é o novo nome da cidade de Pretória. A cidade se desenvolve num ritmo bem menor que Johannesburg, permitindo a existência de áreas verdes. Pretória tem mais de 100 parques, e uma grande variedade de santuários para pássaros e de reservas naturais. Na última reforma da cidade, renovaram seus jardins coloridos, arbustos e árvores. Na primavera, 50 mil jacarandás enchem as avenidas de flores.
Um ar de história invade a região central de Pretória, especialmente na região de Church Square, considerada por muitos o local do nascimento da cidade. Church Square é o ponto de partida para visitar pontos históricos. Muitos prédios, por sua importância histórica e arquitetônica, foram preservados ou restaurados, guardando assim todo seu antigo esplendor.

:: JANTANDO EM GAUTENG

Os restaurantes de Gauteng oferecem tudo que um gourmet procura, de sanduíches a pratos mais elaborados e exóticos. As tradições locais convivem com o melhor de seus vizinhos moçambicanos, e até mesmo com os longínquos marroquinos. A Ásia está representada nas diversas opções de restaurantes: chinês, indiano, japonês, thai e vietnamita. As tradições da Europa e do Oriente Médio também estão entre as opções gastronômicas.

:: MÚSICA EM GAUTENG

Gauteng é um caldeirão cultural de música e entretenimento. É aí que várias culturas convergem-se entre si. Bares de jazz e música ao vivo oferecem uma das melhores opções do continente africano.

:: SHOPPING EM GAUTENG

Gauteng possui um dos melhores shopping centers abaixo da linha do Equador. Essa região é considerada um grande centro de compras para todos os gostos, com shopping center, pequenos mercados, feiras de artesanato e muitas lojas.

:: HERANÇA EM GAUTENG

Os diversos monumentos, como o Hector Petersen Memorial em Soweto e o Women's Memorial em Pretória, são testemunhos históricos da coragem de nossos heróis. Há ainda o Sharpeville Memorial – registro histórico do local onde rebeldes foram assassinados —, o Hector Petersen Memorial — tributo aos jovens de Soweto mortos no levante de 1976 —, e muitos outros.

:: ESPORTES E EVENTOS

A província é o epicentro esportivo da África do Sul. Já foi sede do Grande Prêmio de Fórmula 1 da África do Sul em 1993, da Copa Mundial de Rúgbi em 1995, e de todos os Jogos Africanos em 1998. Sediou também a Copa Mundial de Cricket em 2003 – tendo uma excelente repercussão no mundo inteiro.

PRINCIPAIS PONTOS DE ATRAÇÃO DA PROVÍNCIA:

:: O MUSEU DO APARTHEID

Dedicado aos dias sombrios da África do Sul, esse incrível museu de categoria mundial documenta o regime
de segregação racial e seus conflitos e expulsões forçadas, execuções políticas, a ascensão do Black Consciousness (movimento de consciência negra) e os levantes de estudantes em 1976, em Soweto.

:: NEWTOWN

Newtown Cultural Precinct é um dos pontos principais de Johannesburg, que se destaca por sua cena cultural. No centro de Newtown está localizado o famoso Museu África e o complexo comercial-cultural. Newtown está incluída no projeto de reforma da cidade e em breve deve se tornar um dos pontos turísticos mais populares de Johannesburg.

:: O BERÇO DA HUMANIDADE

Uma boa opção é conhecer o Berço da Humanidade, em Sterkfontein. No famoso patrimônio cultural mundial World Heritage Site de Gauteng, as cavernas representam cerca da metade das descobertas mundiais de fósseis de hominídeo. Próximo ao local está a Kromdraai Wonder Cave, além das reservas naturais de Rhino e Lion.

:: PASSEIOS PELO TOWNSHIP


Em Soweto, o visitante pode fazer a sua própria programação. Vale uma visita ao Regina Mundi Church, ao Sharpeville Memorial Site e à casa de Nelson Mandela, ou passar a noite em um dos famosos bed and breakfast de Soweto. O turista pode optar também pelos township tours oferecidos em Alexandra, e pela hospitalidade dos moradores do Township nos arredores de Tshwane.

:: NO INTERIOR DA PROVÍNCIA

A região de Magaliesberg oferece um maravilhoso circuito de arte e de artesanato, que inclui fabulosas opções de gastronomia, de repouso e de vida animal. Crocodile Ramble e Magalies Meander são duas estradas muito conhecidas pelos turistas que freqüentam a região.
Jardim Botânico Nacional Walter Sisulu
Nessa reserva natural bem preservada, há mais de 600 espécies de flores, 210 espécies de pássaros, além de um grande número de répteis e pequenos mamíferos.

:: DIAS DOURADOS

Passar um dia na famosa Gold Reef City é uma excelente oportunidade para explorar minas subterrâneas e reviver os dias dourados da corrida de ouro em Johannesburg.

:: MUSEU DO HEARTLAND

Pretória oferece um bom número de museus, que estão agrupados no Museum Park [parque dos museus]. Vale visitar o famoso Natural Cultural History Museum of Science and Technology [museu de história natural], o museu Transvaal e o GeoScience Museum [museu de geociências], entre outros.

:: A CASA DO PRESIDENTE KRUGER

De 1884 a 1900, o presidente sul-africano Paul Kruger morou numa casa situada a apenas três quarteirões da Church Square. A casa de estilo vitoriano – versão simplificada do estilo neogótico – é hoje um museu, e exibe todo seu mobiliário, mala-postal, vagões da sua estrada de ferro particular e todos os objetos pessoais. A alguns metros do museu, na direção oeste, está o cemitério Helde Akker [torrão do herói], onde o presidente Kruger foi enterrado.

:: UNION BUILDINGS

O Union Buildings engloba os prédios governamentais. Projetado pelo arquiteto inglês Herbert Baker para acomodar os escritórios do primeiro-ministro em 1913, sua construção, com vistas magníficas da cidade, inspirou-se em jardins e terraços da famosa Villa d’Este de Tivoli, próximo a Roma, na Itália. Nos jardins do Union Buildings, também está presente outro grupo de estruturas memoriais. O Memorial Delville Wood é uma homenagem aos soldados sul-africanos que morreram em combate na batalha de Delville, na França, durante a Primeira Guerra Mundial. Atualmente, o Union Buildings abriga os escritórios do presidente do Estado, o governador.

:: VOORTREKKER MONUMENT HERITAGE SITE


Localizado no topo de uma das muitas colinas que cercam Pretória, o imponente Voortrekker Monument, uma enorme construção de granito, é a homenagem aos voortrekkers [pioneiros], que percorreram a região do Cabo, entre 1835 e 1854, lutando pela independência do controle britânico.

:: A CRATERA DO METEORITO DE TSWAING

Situada no nordeste, a 40 quilômetros de Pretória, a famosa Tswaing Meteorite Crater [cratera de meteorito] é conhecida como a Saltpan de Pretória. Considerada uma das crateras de meteoritos mais bem preservadas do mundo todo, possui alguns artefatos da Idade da Pedra e um impressionante pântano.

:: UMA VOLTA PELA VIDA SELVAGEM


Por toda a Gauteng é possível experimentar vida selvagem e natureza em abundância. O Lanseria Lion Park é ideal para crianças de todas as idades. Já a Krugersdorp Game Reserve oferece uma aventura semelhante a um safári. Ambos ficam perto de Johannesburg e Pretória.